DISPONIBILIDADE
Fala-se com frequência em professores/educadores esforçados, motivados, entre outras coisas mais. Mas fala-se muito pouco de DISPONIBILIDADE. Disponibilidade para:
- olhar para a criança como pessoa
- escutá-la (sentir-lhe o humor)
- senti-la (oscultar-lhe o ritmo)
- aprender como funciona a criança para depois lhe ensinar, porque ensinar também é aprender.
- aceitar as diferenças na criança, aceitar que é e será diferente de nós, de nós adultos, e de nós na nossa infância
- perceber enfim que ensinar/educar não é um "SER" mas um "ESTAR". E só o conseguimos quando estamos disponíveis, não se nasce já com isso, não se é simplesmente, nem se morre dessa forma, porque essa forma corresponde a um momento... o da DISPONIBILIDADE!
12 Comments:
Eu sempre fui um miudo que me apresentava pálido e delicado. Quando era ridicularizado pelos colegas,refugiava-me imediatamente junto do professor, dando, assim, livre curso ao meu pranto. Afinal...eu era orfão de pai. Hoje, passados muitos anos..., sei que a falta de motivação do professor, para lidar com a situação, me incendiou a infância, biblioteca de sonhos...mas, nem por isso deixei de o comprimentar...com emoção e um olhar ceguinho de choro..
Abraço
Paulo
Haja festas, sendo assim!... :)
infelixmente vive-se a teoria do que o que interessa é fazer...como???não interessa enfim...é o que temos infelizmente.Bjs
ps - ja recebeste???????????
gostei de estar aqui
voltarei mil vezes
jocas maradas
E temos tanta falta de disponibilidade... falo por mim que só me apercebo disso quando de repente vejo a minha filha com problemas, estes ainda ´relativamente fáceis de resolver já que ainda é uma criança. Acima de qualquer coisa, carreira ou o que seja temos mesmo que ter toda a disponibilidade para os filhos, são eles o futuro.
Gostei imenso deste espaço pelos assuntos tão interessantes que aborda e pela ajuda que podemos levar daqui. Grata pela partilha.
Voltarei.
Um bom fim de semana :)
Aqui está um bom post!Quantas vezes, já falei sobre isso! Um professor tem de ser uma espécie de extensão de uma pai, ou de uma mãe!E o problema não é só a falta de disponiblidade, também há quem não tenha vocação para isso!Não é só por ser ter habiltações para um cargo, que se devia ter direito a ocupá-lo.....teriam de ver se as pessoas tem "alma " para o desempenhar!Mas como bem diz...não há "disponiblidade"!! Guardo boas recordações de alguns professores...outros nem tanto!
beijos e obrigada pela visita ao meu blog
Sim, devia ser assim!
Que o Amor esteja sempre presente em teus actos...
BShell e um
Beijo
AZUL...e DOCE
hAJA DISPONIBILIDADE PARA O REAL.
BEIJOS
Cada vez temos menos tempo, disponibilidade para os outros, para ouvirmos, para cuidarmos, para passar tempo de qualidade... e eu pelo menos sinto sempre uma grande frustração quando nao consigo dedicar a devida atenção às pessoas de quem gosto....
Mas as vezes é tao dificil!
....
beijinhos grandes e Bom Natal!
:)
Que o Natal seja mais um momento
em que acredites
que vale a pena viver um Ano Novo...
Todos os pais precisam de um abanão destes, de vez em quando.
... da disponibilidade enfim de passar por aqui para te desejar um Ano Novo em grande... ou do tamanho que desejes...
abraço do
Legível/Alberto Oliveira
Post a Comment
<< Home