Tuesday, December 12, 2006

DISPONIBILIDADE

Fala-se com frequência em professores/educadores esforçados, motivados, entre outras coisas mais. Mas fala-se muito pouco de DISPONIBILIDADE. Disponibilidade para:
  • olhar para a criança como pessoa
  • escutá-la (sentir-lhe o humor)
  • senti-la (oscultar-lhe o ritmo)
  • aprender como funciona a criança para depois lhe ensinar, porque ensinar também é aprender.
  • aceitar as diferenças na criança, aceitar que é e será diferente de nós, de nós adultos, e de nós na nossa infância
  • perceber enfim que ensinar/educar não é um "SER" mas um "ESTAR". E só o conseguimos quando estamos disponíveis, não se nasce já com isso, não se é simplesmente, nem se morre dessa forma, porque essa forma corresponde a um momento... o da DISPONIBILIDADE!

12 Comments:

Blogger Paulo said...

Eu sempre fui um miudo que me apresentava pálido e delicado. Quando era ridicularizado pelos colegas,refugiava-me imediatamente junto do professor, dando, assim, livre curso ao meu pranto. Afinal...eu era orfão de pai. Hoje, passados muitos anos..., sei que a falta de motivação do professor, para lidar com a situação, me incendiou a infância, biblioteca de sonhos...mas, nem por isso deixei de o comprimentar...com emoção e um olhar ceguinho de choro..
Abraço
Paulo

3:34 PM  
Blogger sotavento said...

Haja festas, sendo assim!... :)

3:58 PM  
Blogger Enfim... said...

infelixmente vive-se a teoria do que o que interessa é fazer...como???não interessa enfim...é o que temos infelizmente.Bjs

ps - ja recebeste???????????

5:50 AM  
Blogger Su said...

gostei de estar aqui
voltarei mil vezes
jocas maradas

12:25 PM  
Blogger Micas said...

E temos tanta falta de disponibilidade... falo por mim que só me apercebo disso quando de repente vejo a minha filha com problemas, estes ainda ´relativamente fáceis de resolver já que ainda é uma criança. Acima de qualquer coisa, carreira ou o que seja temos mesmo que ter toda a disponibilidade para os filhos, são eles o futuro.
Gostei imenso deste espaço pelos assuntos tão interessantes que aborda e pela ajuda que podemos levar daqui. Grata pela partilha.
Voltarei.
Um bom fim de semana :)

10:27 AM  
Blogger susana said...

Aqui está um bom post!Quantas vezes, já falei sobre isso! Um professor tem de ser uma espécie de extensão de uma pai, ou de uma mãe!E o problema não é só a falta de disponiblidade, também há quem não tenha vocação para isso!Não é só por ser ter habiltações para um cargo, que se devia ter direito a ocupá-lo.....teriam de ver se as pessoas tem "alma " para o desempenhar!Mas como bem diz...não há "disponiblidade"!! Guardo boas recordações de alguns professores...outros nem tanto!
beijos e obrigada pela visita ao meu blog

3:05 AM  
Blogger BlueShell said...

Sim, devia ser assim!

Que o Amor esteja sempre presente em teus actos...
BShell e um
Beijo
AZUL...e DOCE

2:23 AM  
Blogger Ana P. said...

hAJA DISPONIBILIDADE PARA O REAL.

BEIJOS

9:34 AM  
Blogger Joana said...

Cada vez temos menos tempo, disponibilidade para os outros, para ouvirmos, para cuidarmos, para passar tempo de qualidade... e eu pelo menos sinto sempre uma grande frustração quando nao consigo dedicar a devida atenção às pessoas de quem gosto....
Mas as vezes é tao dificil!
....

beijinhos grandes e Bom Natal!
:)

3:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

Que o Natal seja mais um momento
em que acredites
que vale a pena viver um Ano Novo...

10:13 AM  
Blogger M.M. said...

Todos os pais precisam de um abanão destes, de vez em quando.

10:09 AM  
Blogger Alberto Oliveira said...

... da disponibilidade enfim de passar por aqui para te desejar um Ano Novo em grande... ou do tamanho que desejes...

abraço do

Legível/Alberto Oliveira

11:51 AM  

Post a Comment

<< Home