Monday, June 22, 2009

ACTIVIDADES DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

O trabalho desenvolvido ao longo do ano promoveu, na maior parte dos alunos, capacidades para fazer escolhas sobre o percurso escolar e/ou profissional a seguir no próximo ano.

Conseguiu-se que as escolhas fossem feitas de acordo com os interesses e aptidões dos alunos mediante as ofertas da escola.

Por outro lado procurou-se que as escolhas, no caso dos alunos mais indecisos, fossem essencialmente escolhas de banda larga embora de acordo com os seus interesses e de preferência a concretizar na escola.


Aliás é de todo fundamental assegurar a continuidade dos alunos na escola como forma de fazer face a instabilidades da própria adolescência e minimizar as dificuldades de adaptação ao 10º ano. Os pais têm sido sensibilizados neste sentido mas alguns ainda manifestam resistência relacionada com dificuldades de afirmação perante os filhos e/ou com falta de compreensão sobre o que está implícito neste trabalho de fazer escolhas com 14 – 15 anos. Escolhas que irão condicionar positiva ou negativamente todo o futuro dos menores.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home