Thursday, March 04, 2010

EDUCAR PARA A SEXUALIDADE

Educar para a sexualidade é educar para comportamentos, comportamentos assertivos.

A sexualidade é o conjunto de afectos dirigidos ao próprio e a outrem.
A sexualidade será tanto mais saudável quanto mais equilibrado tiver sido o desenvolvimento afectivo. Este constrói-se desde que nascemos, primeiro na relação com a mãe e com o pai, e depois nas instituições e relações que a criança vai vivendo à medida que se torna mais autónoma e menos dependente dos pais. Mas a relação com os pais é determinante no desenvolvimento afectivo.

Se uma criança for emocionalmente e afectivamente equilibrada a sua sexualidade será com toda a certeza uma sexualidade saudável. Caso contrário, corre sérios riscos de desenvolver uma sexualidade difícil ou perversa e portanto uma sexualidade pautada por domínio, ou por submissão, dependência, frieza, desinteresse, etc.

1 Comments:

Blogger jamesonwoman said...

Era bom recomendares um livro ou manual que ensinasse aos pais como oferecer esse equilíbrio sexual aos filhos!Falar é fácil mas fazê-lo nas condições da ética sócio-económica e cultural que oferece este país é outra!Eu entendo-te perfeitamente mas frente às dificuldades a todos os níveis vividas em muitas famílias é díficil mas não impossivel!E já k os "nossos pais" Portugueses por mais que desejem o melhor para os seus rebentos,mas que na infelicidade de se sentirem impotentes frente às exigências "oferecidas" profissionalmente aprovadas pelo governo, proponho que envies as causas,consequências e soluções aos nossos gordos,cegos,egocentricos, manipuladores,fascitas dissimulados... dos nossos ditos governadores!!!Talvez assim ,e mesmo assim,é muito provável que não o consentissem, ja que esse equilibrio humano poderia pôr em causa as algibeiras desses abutres obesos!!!Morte ao governo que usa e abusa do povo que lhe dá o pão de que cada dia e lho tira da boca!!Enfim,simples desabafo!

5:29 PM  

Post a Comment

<< Home